FOTOGRAFIA AUTORAL

Nesse programa de ensino o fotógrafo é colocado na condição de autor. aquele que imprime um discurso e significado às suas imagens. Esse é o momento em que se ultrapassa o limite técnico de operação de uma ferramenta, o equipamento, e refletimos à respeito de porque a objetiva é apontada para determinado assunto.

Ao longo de sua existência a fotografia foi questionada quanto a sua manifestação expressiva sendo, por muito tempo, restringida somente a uma atividade técnica. No mundo contemporâneo essa teoria caiu por terra. Atualmente a fotografia é amplamente aceita como arte fazendo parte das coleções dos principais museus e galerias do mundo. Neste curso serão discutidos os elementos e características que compõe essa modalidade da fotografia. Apresentaremos os principais teóricos e pensadores, bem como uma bibliografia significativa.

O aluno também  entrará em contato com um grupo contemporâneo de fotografia autoral e vivenciará diferentes processos criativos.

Desde a criação do processo de produção da imagem mecânica, a fotografia possui valor de documento. O registro fotográfico tem forte relação com a representação da realidade. O fotógrafo documental imprime seu testemunho através de imagens que permeiam a denúncia e a informação.

O desenvolvimento do fazer fotográfico e o acesso à difusão das imagens na era digital promovem a criação de redes em um mundo globalizado.

A fotografia documental está amparada em 3 pilares: a fotografia de rua, o fotojornalismo e o documentarismo. Neste módulo são apresentadas definições conceituais e características de cada pilar, a fim de criar um repertório visual para o aluno desenvolver as atividades práticas propostas.

Informação adicional

Unidade

Pinheiros

Mês

Mar

Período

Noite

Definição de arte
A relação da fotografia e a arte
As vanguardas artísticas e a fotografia
Fotografia documento
Fotografia expressão
O ensaio fotográfico
A fotografia como obra de arte
Movimentos fotográficos
Principais teóricos e autores
Museus e galerias
Produção fotográfica
Análise das imagens
Proposta de exposição fotográfica
Apresentação de projetos

Fotojornalismo
Testemunho fotográfico
Fotografia de conflitos
Imprensa
Fotografia e os meios de comunicação
Imagens, testemunho e crítica
Agência Magnum
Análise de imagens relevantes
Fotografia de rua
Fotografia urbana
Escola europeia e escola americana
Fotografia em cores
Coletivos fotográficos
Fotógrafos brasileiros
Fotografia e globalização
Fotografia documental
Fotografia e sociedade
Fotografia humanista
Documentário e arte
Produção de ensaios fotográficos
Narrativa
O livro fotográfico

Carga horária: 120 horas

Duração: 40 encontros de 3 horas

R$4.995,00 em 9 parcelas de R$555,00

Limpar
Calendário